Deseja saber qual o limite de desgaste do pneu? Saiba quais os principais critérios a serem analisados para identificar o momento ideal de comprar pneus novos para seu veículo. 

A profundidade mínima dos pneus do seu carro, ou seja, o limite de desgaste é de 1,6 mm. Você sabe medir o desgaste dos pneus? Caso precise de um novo, recomendamos a Griffe Pneus em Goiânia.

No artigo de hoje trazemos-lhe o teste da moeda para que possa saber em linhas gerais o estado de desgaste dos pneus de seu veículo. 

Limite de desgaste do pneu

Qual o limite de desgaste do pneu?

Como mencionado no início do conteúdo, o limite de desgaste do pneu para veículos é de 1,6 milímetros. 

Os pneus requerem manutenção mínima para garantir a segurança ao volante, e essa manutenção é resumida em três seções: pressões adequadas, inspeções visuais procurando possíveis danos e controle do desgaste da banda de rodagem. Saiba como avaliá-los a seguir:

Indicadores de desgaste

A maneira mais simples, confortável e rápida de verificar o desgaste dos pneus é usar os indicadores de desgaste que eles incorporam. Existem diferentes tipos, mas os mais comuns utilizam pequenos blocos nas ranhuras da banda de rodagem, de modo que quando o desenho do pneu atingir esse indicador, é sinal de que o pneu atingiu o limite de desgaste do pneu legal de uso de 1,6 milímetros.

pneu carro

Para facilitar a localização dos indicadores de desgaste distribuídos ao longo da banda de rodagem, os fabricantes incluem uma série de indicadores na lateral do pneu, que podem ser o próprio logotipo da marca – por exemplo, um pequeno Bibendum no caso do Michelin, um triângulo ou a sigla TWI para Tread Wear Indicator, entre outros.

Existem outros indicadores de desgaste menos frequentes, como o indicador numérico, no qual o piso inclui uma escala que indica a profundidade à medida que são apagados devido ao desgaste.

Limite de desgaste

pneu trocar carro

Não espere para comprar pneus novos apenas quando os antigos atingirem o limite de desgaste do pneu por duas razões. A primeira, porque os sinais de desgaste indicam apenas que o limite de 1,6 mm de desenho permitido por lei foi atingido. Mas um pneu próximo a esse limite de desgaste do pneu pode não ser um pneu seguro, dependendo da velocidade, estilo de condução ou condições de pilotagem, acidentes graves podem ocorrer. 

Se você dirige com frequência em estradas molhadas, por exemplo, é melhor não se apressar tanto, e comprar pneus novos quando atingir uma profundidade de 2 milímetros, e até 3 mm no caso de pneus esportivos mais largos. Tenha em mente que a capacidade de evacuação de água do pneu – e, portanto, sua aderência e sua segurança – dependem precisamente do tipo de estrada em que se trafega.

Além disso, é preciso ter em mente que os pneus podem se desgastar de forma desigual por vários motivos – principalmente devido a pressões inadequadas, mas também devido a direção desalinhada ou níveis de suspensão desalinhados – e podemos encontrar o caso de uma parte da banda de rodagem está longe desse limite de desgaste do pneu de 1,6 mm, enquanto em outro é atingido ou mesmo ultrapassado.  

Localizar desgastes irregulares pode nos alertar para um problema no alinhamento das rodas ou nos amortecedores, além de nos informar que chegou a hora de fazer o rodízio de pneus, prolongando assim sua vida útil.

Medindo a profundidade do pneu

pneu

Para isso, é melhor usar um medidor de profundidade. Existem diferentes tipos, e podem ser adquiridos em oficinas mecânicas ou lojas especializadas de peças. Também não complique muito, não precisa ser digital. 

Basta um medidor simples que possui uma haste que você pode inserir entre as ranhuras para verificar os milímetros de profundidade. Até mesmo um cartão com escala graduada pode ser usado para esta operação.

O ideal é medir colocando o carro em uma superfície plana – sem falar com os pneus na pressão correta – e, no caso das rodas dianteiras, girar a direção para facilitar a verificação em diferentes pontos. Faça isso na parte externa, central e interna e em diferentes locais ao redor da circunferência do pneu para garantir um desgaste uniforme.

Se você não possui um desses medidores de profundidade e não tem certeza pelos indicadores de desgaste se seus pneus têm vida útil ou não, um truque para sair do problema é inserir uma moeda de R $1 na banda de rodagem. Não que seja um método de medição muito preciso, mas se você puder ver as estrelas que estão gravadas na face da moeda, é melhor pensar em passar pela oficina ou visitar uma loja de pneus em Goiânia para avaliar a necessidade de troca.

Posso ser multado se tiver pneus gastos?

Sim, o proprietário do veículo pode ser multado. Além disso, os agentes de trânsito ainda têm a opção de apreender o veículo se assim o considerarem.

Atenção, aqui não se trata apenas de o pneu ter uma profundidade melhor do que o limite de desgaste do pneu de 1,6 mm estabelecido por lei. Também não deve estar danificado ou apresentar sinais de mau estado – deformações, bolhas, rupturas, rachaduras – que possam representar um risco.

Além disso, é preciso manter todas as inscrições e a marcação do pneu perfeitamente legível.

O que achou das dicas sobre o limite de desgaste do pneu? Deixe nos comentários!